Brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Os pais cumprem o papel desse incentivo, muitas vezes, de atividades mais radicais.

Entre os esportes de risco temos o Parkour, aquela prática de transpor obstáculos com saltos, os esportes de contato como as artes marciais e até mesmo jogos em equipe. Há também os esportes de velocidade, com patins e skates, entre outros.

Os equipamentos de proteção mais usados e conhecidos para essas atividades são as joelheiras, cotoveleiras e capacetes. Mas… e os dentes? A preocupação com os dentes de nossas crianças e adolescente que estão expostas a acidentes é grande!

Podemos reduzir os riscos de acidentes como fraturas dentais ou até mesmo o deslocamento, completo ou não, dos dentes com a utilização de protetores bucais. Quem está usando aparelhos fixos, ao usar os protetores bucais, tem a proteção adicional de reduzir ferimentos na partes moles, como bochechas e lábios.

Existem vários tipos de protetores bucais. Alguns são passíveis de adaptações durante a movimentação dentária decorrente do uso de aparelhos ortodônticos. Outros são moldados e não permitem adaptações. Podemos inserir personagens e cores da preferência da criança, assim elas se sentirão motivadas a utilizá-los durante a prática dos esportes ou brincadeiras em questão .

Os pais e responsáveis devem se conscientizar da importância do uso de protetores bucais. Em certos casos, especialmente quando da prática de atividades radicais, o uso deveria ser obrigatório.

Por Maria Dolores
É ortodontista, mestre em odontopediatria e professora de ortodontia do CEO-IPSEMG. Adora sorrisos e é mãe do Pedro, em plena adolescência.
www.programapepo.com.br | mdoloresfernandes@yahoo.com

Originalmente publicado no site Na pracinha
http://napracinha.com.br/2017/09/como-a-odontologia-pode-nos-ajudar-nos-esportes-radicais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*