Nos últimos posts temos relatado a importância do cuidado da dentição e da alimentação para a formação da geração zero-cárie. Aprendemos muita coisa importante, dicas interessantes, porém, uma dúvida permaneceu: quando a criança deve ir ao dentista pela primeira vez? Essa é a pergunta da Ana Beatriz, mãe da Carolina, e de outras mamães que frequentam a nossa Pracinha:

Oi Mônica!
Carolina está com 3 anos, nunca foi ao dentista … Já devemos a partir de agora começar com visitas ao dentista, certo? Uma vez a cada ano?

Ana Beatriz
No caso de Carolina, já é hora de levar ao dentista. Mas as mães que desejarem se orientar até mesmo antes de nascer o bebê, podem procurar o odontopediatra, que já contribuirá em vários aspectos como cuidados da gestante que beneficiarão o bebê, a formação do paladar da criança, quando iniciar a higiene bucal, entre outros. Muitas mães preferem esperar nascer o primeiro dente, outras esperam que a criança tenha uma idade que aceite o dentista. O importante é não demorar muito para esta primeira consulta, pois a prevenção é o melhor caminho.

Com o exame e entrevista que o dentista faz, ele avalia se a criança tem algum risco à cárie e com isso sugere a data do retorno. Dentre outros ele observa se há algum dente com início de lesão, se a escovação está boa, a história de cárie da criança e da família, a alimentação, se tem dente por
trocar ou por nascer, etc. E o retorno então é definido.

Alguns poucos pacientes fazem retorno anual com segurança. São aqueles que têm tudo muito ok e que a família faz a opção e compromisso de permanecer com os cuidados neste período. Em geral o retorno é semestral ou trimestral.

E este é um ótimo começo para que seu bebê venha a integrar a geração zero-cárie!

Originalmente publicado no site Na pracinha
http://napracinha.com.br/2012/09/geracao-zero-carie-v-quando-levar-ao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*