Criança com medo de dentista logo na primeira consulta? Medo de escovar os dentes?

Mas… O que leva a essa situação?

O medo de dentista existe. É uma realidade. Muitos de nós já vivemos experiências negativas tratando de dentes, mais ainda nossos avós. As crianças de hoje vão ao dentista, na grande maioria, para prevenção. Mas, às vezes, carregam o medo dos antepassados.

A tensão dos pais, a insegurança do que está por vir, a impressão de que o profissional pode machucar a criança com as parafernálias que utiliza. Tudo isso é transmitido para a criança de alguma forma e o comportamento da mesma vai revelar o sentimento que prevalece: o medo. Portanto, vale a pena procurar se inteirar de como é o tratamento odontológico infantil ou até mesmo fazer uma visita prévia ao consultório e ter uma conversa franca com o profissional.

Vamos aprender a importância da escovação?

Hoje, ir ao odontopediatra é perto de uma brincadeira: a cadeira de dentista pode virar um escorregador, o atendimento é permeado de músicas e histórias. O profissional conta com a habilidade de relaxar a criança, de encontrar o assunto que interessa à mesma com o linguajar próprio da idade e neste caminho conseguir que ela relaxe e tenha um momento agradável.Outro ponto importante para mandar o medo embora: cuidado com as frases negativas.

– Escove os dentes, meu filho, senão vai ter que ir ao dentista e levar uma injeção.

– Cuide dos dentes, porque senão vai acabar precisando do motorzinho do dentista.

Que tal usar frases positivas?

– Escove os dentes que vou querer ver como vão ficar brilhando!

– Escove os dentes para mostrar seu sorriso lindo para os colegas!

– Escove os dentes que vou querer sentir como está com a boca cheirosa!

E ainda lançar mão de músicas e histórias pertinentes, com a criatividade que cabe aos pais!

Faça a sua parte de motivação e procure um bom odontopediatra. E ajude a garantir o sorriso de seu filho!