Foto: Pixabay | Pexels

Às vezes a criança reclama que o dente está doendo, os pais a levam ao dentista, e para a surpresa de todos: uma afta!

A afta aparece muitas vezes devido a um estímulo local como:
:: escovação inadequada (movimentos muito intensos atingindo os tecidos moles, algumas vezes associados à escova de dente muito grande)
:: objetos levados à boca
:: trauma por aparelho ortodôntico
:: uma mordida acidental por dentro da bochecha
:: ou até mesmo o dedinho na boca com as unhas não cortadas

Também pode acontecer, caso a criança tenha trombado com um coleguinha, batido o rosto e apesar de não ter nenhuma marca externa, a afta surge no local interno da batida. Além da medicação local, que é receitada pelo odontopediatra ou pediatra, deve ser evitado o consumo de alimentos ácidos como laranja, limão, abacaxi, sucos, tomate, entre outros. Como a afta apresenta um centro ulcerado, o pH ácido desses alimentos citados retarda a cura.

Caso persista, não deixe de levar a criança ao odontopediatra, inclusive para conferir o diagnóstico. Outras lesões de boca podem se assemelhar à afta, como estomatites em geral. Hoje o laser vermelho de baixa intensidade oferece o tratamento de melhor resultado, inclusive para as estomatites. E é rápido e indolor.

Na maioria das vezes, mesmo sem qualquer medicação, apenas evitando estímulos ácidos, a afta desaparece dentro do período de três a quatro dias.