O que fazer para que os dentinhos de meu filho permaneçam saudáveis? Qual pasta de dente para criança devo comprar? A partir de quando posso escovar os dentes de meu filho?

“Pequena quantidade de pasta de dente fluoretada, com concentração de flúor de no mínimo 1000 ppm F, pelo menos duas vezes ao dia, desde o primeiro dente.” 

Esta é a orientação unânime dos Órgãos Responsáveis que se manifestam pelo bem da saúde das crianças no Brasil e no mundo, baseada em evidências a partir de pesquisas bem fundamentadas.

Há um consenso entre o Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Odontopediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Odontopediatria a respeito da pasta de dente a ser utilizada desde o primeiro dentinho e a quantidade indicada.

Bebê com até 8 dentes na boca, ou que pese menos de 10 Kg, a quantidade da pasta de dente em cada escovação deve ser o correspondente a meio grão de arroz cru (0,05g).

Bebê com mais de 8 dentes, ou que pese mais de 10 Kg, a quantidade da pasta de dente em cada escovação deve ser o correspondente a um grão de arroz cru (0,1g).

Criança que já consegue cuspir, em geral com mais de 3 anos de idade, a quantidade da pasta de dente em cada escovação deve ser o correspondente a uma ervilha (0,3g).

Quantidade ideal de pasta de dente:
bebês – metade de um grão de arroz cru (0,05 g)
crianças que não sabem cuspir – um grão de arroz (0,1 g)
crianças que sabem cuspir – um grão de ervilha (0,3 g)

Quantidade de pasta de dente para crianças

Portanto, desde o nascimento do primeiro dentinho, a escovação já deve ser realizada com escova de dente com cabeça pequena e cerdas macias; a pasta de dente deve ter uma concentração de Flúor entre 1000 e 1450 ppm F, e a quantidade a ser colocada na escova é mínima.

Faz mal a criança engolir a pasta com flúor?

A preocupação dos pais é de que a criança irá engolir a pasta e de que isso não fará bem. Ideia equivocada, pois a pasta de dente com Flúor na concentração e quantidade indicada não faz dano e minimiza a ocorrência da cárie dentária nas crianças, que ainda é uma realidade em todas as classes sociais.

Lembre-se de manter a pasta de dente fora do alcance da criança, como se faz com os medicamentos. E atenção na escolha, pois há no comércio algumas pastas que referenciam certa faixa etária da criança na embalagem, porém apresentam concentração de Flúor não apropriada para a prevenção, inferior a 1000 ppm F.

No próximo post vamos falar do papel determinante do açúcar na cárie dentária e algumas dicas a respeito.

Aproveite para utilizar as dicas do post sobre rotina no ano que já vai começando. Ótimo 2020!

Originalmente publicado no site Sem choro:
https://semchoro.com.br/blog/pasta-de-dente-para-crianca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*