A primeira visita do meu filho ao dentista deve ser quando: com o nascimento do primeiro dentinho? com um ano de idade? ou seria melhor levá-lo um pouco maior para ele não traumatizar? 

As idas ao médico pediatra são frequentes e de teor preventivo. E vão construindo um vínculo cada vez mais sólido com o profissional. Em cada consulta vemos o desenvolvimento da criança, conversamos sobre a alimentação adequada, recebemos orientação sobre prevenção de acidente, acompanhamento das vacinas. E muitas vezes é feito o diagnóstico de algo que nem imaginávamos, como, por exemplo, um refluxo, uma otite, e por aí vai. E pensar que antes mesmo do acompanhamento com o pediatra, o bebê já era acompanhado pelo obstetra mês a mês.

Com o dentista é a mesma coisa. Hoje contamos com o odontopediatra, que traz consigo todo o conhecimento da odontologia direcionado para os cuidados com a criança. O odontopediatra orienta sobre a importância da amamentação, da higiene bucal, da formação adequada do paladar da criança e muitas dessas orientações são passadas durante a gestação, numa consulta pré-natal odontológica, o que dá mais segurança e conforto à mãe de saber o melhor caminho a trilhar desde bem cedo nos cuidados com a saúde bucal da criança.

Mesmo com toda a psicologia e recursos pedagógicos que o odontopediatra utiliza, é possível que o bebê venha a chorar durante o exame, assim como também pode acontecer na avaliação do pediatra. Este exame é importante para que o profissional visualize as estruturas bucais como o freio lingual e labial, a gengiva, a língua. Esta avaliação pode detectar, por exemplo, uma alteração no freio lingual que esteja prejudicando o desempenho da amamentação e/ ou da alimentação, direcionando a família para os devidos cuidados, em um trabalho multidisciplinar. E se a criança já tem os dentinhos, eles são avaliados, entre outras coisas, quanto à sua esperada formação, se o esmalte está intacto ou se algum dente apresenta alteração que venha requerer um cuidado imediato para evitar o desenvolvimento da cárie. 

O odontopediatra é o profissional que vai acompanhar a saúde bucal de seu filho e oferecer o melhor caminho para a manutenção do sorriso!

A gente já contou um pouco mais sobre esta relação, clique no título para ler:
A primeira consulta na odontopediatra
E se meu filho chorar no dentista
Criança no dentista: qual é o segredo?

Originalmente publicado no site Na pracinha:
http://napracinha.com.br/2018/10/quando-levar-meu-filho-ao-dentista-pela-primeira-vez/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*